Servidão Voluntária e Involuntária
O mundo caminha para a escravidão eletrônica.
Já não somos mais escravos, só voluntários, mas, involuntários, também. Até porque, ou você aceita ou se aliena. A menos que aceitemos, por outro lado, ser mártir do monopólio dos medicamentos, da alimentação, da moeda, do poderio econômico, do desemprego mundial, da sociedade e do próprio Estado opressor de direito.
Há anos, desde a Revolução Industrial, vem se desenhando a exploração do capital sobre o trabalho. E eu nem quero fazer alusão ao escravagismo tradicional, que foi implantado desde os primórdios e, que até hoje continua sendo o alicerce de tudo. Não! Prefiro avançar e considerar a evolução dos dois últimos séculos, com o advento da transformação do ser humano em objeto de massa e escravagismo legalizado, inclusive dentro da fé.
Aliás, dizer que o mundo caminha para a escravidão eletrônica, seria um erro de minha parte, pois, ela já está presente no meio da sociedade universal e já caminha com a sociedade que, se por um lado evolui na direção de uma minoria, por outro, ela já atrofia 95% da sociedade mundial.
É uma dicotomia que afeta até às lideranças religiosas das mais diversas crenças.
Como lidar com isso?
Sinceramente nem eu tenho uma resposta. E explico o porquê.
Tudo o que consumimos, seja desde o setor primário, secundário e terciário, começando pela agricultura de subsistência e familiar, passando pela indústria de manufaturados e de peso, pela tecnologia e a produção de bens, serviços, saúde, lazer, educação e até religioso, são (repito: são), manipulados pela iniciativa pública e privada.
Fico a pensar o que serão das próximas gerações, quando resolverem desligar e resetar (com backup, é claro), o grande controlador da TI e da IA (Tecnologia da Informação e Inteligência Artificial, respectivamente), ainda que como forma de chantagem em massa...
Confesso-me que não espero mais estar nesse estágio da vida natural, mas, na transcendental, sem qualquer medo, ou ato que caracterize egoísmo da minha parte.
Quando isso acontecer, sequer arma letal será necessária, por parte dos mais "poderosos" deste mundo vil. Ou seja, o controle científico, por si só já será suficiente para gerar uma carnificina involuntária e/ou, por outro lado uma escravidão voluntária tecnológica mantenedora, que hoje os filósofos chamam de "Servidão Voluntária" entre tiranos e intermediários tiranizados e, médios tiranos; intermediários tiranos e pequenos tiranizados e, por fim, intermediários tiranos e palpérrimos tiranizados...
É bom que reflitamos sobre isso!
É bom que líderes religiosos não coloquem uma venda nos olhos para isso. E, principalmente, é importante que nós, nós e nós, estejamos de olhos atentos a isso.
É óbvio que o Ser supremo É conosco. Mas, precisamos não só estarmos de olhos abertos para tudo isso, como também, lutemos para transformar tudo isso, porque a nossa luta não será em vão ao final do túnel em trevas, onde encontraremos à Luz.
Que Deus nos abençoe!!!
Comentários
Postar um comentário