Opinião: excluídos ou rebeldes

Hoje os que odeiam o Papa e a nossa Igreja atual, e que não querem saber do Concílio Vaticano II, que rejeitam o CIC (novo catecismo) porque preferem o Catecismo  de Trento de 500 anos atrás,que vão contra a DSI( doutrina social da Igreja)chamando-a de comunista ; que desprezam as atualizações assumidas desde 1959 com São João XXIII e que insistem em ficar na Igreja de antes do Concílio Vaticano II… todos eles se excluíram.  Não foi a Igreja que os excluiu. 

A Igreja os convocou para viver a Catequese Renovada e eles não aceitaram o convite.  Não quiseram nenhuma atualização! 

Ficaram lá, atrás nos, anos 50 . A Igreja Católica pós conciliar os incluiu com o convite para um novo diálogo . Está tudo na "Gaudium et Spes", documento de abertura para um diálogo com outras religiões, com as outras igrejas e com o mundo.

Quem não leu ou não aceitou foi se excluindo,  sempre com novos argumentos. 

O convite para a atualização da nossa Igreja foi feito há cerca de 70 anos, sobretudo no dia 7 de dezembro de 1965 pelo Papa Paulo VI e por cerca de 3 mil bispos reunidos em Concílio! 

E o convite está  nos discursos de atualização de 1962 até 1965 que 90% dos católicos nunca leram!

A Igreja estava mudando seu jeito de ir ao povo e ir ao mundo! E eles não aceitaram. Na cabeça e no coração deles, a Igreja de antes de 1960 era melhor!

Mas rios não correm para trás. O imenso rio da Igreja continuou correndo ! Quem não aceitou e não aceita,  se excluiu. Eles usam  o argumento da verdadeira ortodoxia, da antiga teologia , da antiga Tradição e da mística da conservação.

E na ânsia de “conservar” o discurso virou deles  “consertar” os estragos de João XXIII, de Paulo VI , e hoje, do Papa Francisco.

E falam como se João Paulo II e Bento XVI fossem conservadores. Não eram ! Não leram seus escritos .  Nenhum dos Papas desde Pio XI, Bento XV , até Francisco foi conservador . Todos renovaram e inovaram e atualizaram.

Nossa Igreja, desde então, vive convidando estes dissidentes para que venham dialogar,  mas em resposta, milhões de católicos mudaram de Igreja, foram para grupos pentecostais , para centenas de outras igrejas cristãs , ou aderiram ao ateísmo ou ao indiferentismo.  Dizem que esta Igreja não mais os representa! Excluíram-se! 

Seu conceito de Igreja Católica ruiu. Muitos ficaram católicos,  mas nos seus redutos , rejeitando mudanças pastorais ou litúrgicas ou não divulgando as mais de 50 encíclicas sociais desde Leão XIII. A igreja que vai pregar de Bíblia e CIC, de CVII e de DSI não o encanta .  Basta-lhes a Bíblia, desde que não seja tradução da CNBB,  e bastam os livros seus de devoção e os manuais de cantos de louvor . Nem os salmos eles cantam nos seus encontros, porque os salmos  cheiram à TL e são políticos demais: ficam só com a parte do louvor.  Confiram e provem que estou exagerando . De cada 100 cantos de assembleias 97 são de louvor sempiterno!

Muitos dos que se excluíram, se "batizaram" novamente, ao deixar nossa Igreja. Dizem que se incluíram em Jesus  ao buscar outros púlpitos, outros altares e outros templos. 

Acreditaram mais nos professores universitários ateus, ou nos novos pregadores e pastores de outras igrejas, outras colinas e outros púlpitos.  As novas igrejas e os novos pregadores os representam!

A porta continuou aberta, mas eles  saíram por ela ! Foram milhões ! Mas é a mesma porta que continua aberta há 70 anos. Talvez voltem . Talvez nunca voltem.

Mas a gigantesca reunião do CONCÍLIO de Setenta Anos atrás , continua em sessão permanente e em constantes atualizações. 

A Espiritualidade Conciliadora , que começou com a “juntice” de 1965, isto é: com o “ato de sentar juntos para conversar como irmãos” …. tal convite  continua valendo!… Volta quem quer.

Mas a Igreja Conciliar , a que senta junto para continuar o Concílio e conversar , seguirá de portas abertas, não importa quem sejam os novos Papas.

Quando  Deus chamar o ancião Francisco de Buenos Aires , o novo eleito fará exatamente o que um novo Papa deve fazer : atualizará e dialogará!  E quem apostar em retrocesso vai embarcar no navio errado!

Por Padre Zezinho SCJ em: https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=pfbid0oShRTYYdNsrjucoE7Hw7SvYxPXHENxD48rprb7BQnML64YzW4MbkKgWWAWj7fYf8l&id=100044293576267&mibextid=NOb6eG

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

São José perde mais um jovem avicultor. Morreu Júlio Pires

Professora Zilma Andriolo Machado celebra sua páscoa

Advocacia por Assinatura e 24 horas por dia