Liberdade, Livre arbítrio e Teologia
Muito embora, aparentemente tênue, os conceitos entre liberdade e livre arbítrio são bem distintos. Enquanto na liberdade vislumbramos o exercício pleno do direito e da justiça, portas de entrada para o amor comum, mútuo e sonhado para todos, sem qualquer culpa ou dolo, no livre arbítrio, esses dois requisitos, ou seja, a culpa e o dolo já geram consequências, em razão do uso do risco e da vontade pessoal, individual e muita das vezes, egocêntrica.
Se observarmos a relação do Criador e da Criatura, por exemplo, e nesta seara, a gente já começa a se valer da teologia, Deus fez o homem livre. No princípio, ou seja, na raiz essa era, é e continua sendo à vontade de Deus: libertação plena do homem e da mulher, como pressuposto de perfeição e harmonia.
Ora, quando o homem, no seu ego e no seu entendimento, acredita que pode ser igual a Deus, ele perde a liberdade e dolosamente e culposamente, exerce o que se chama de livre arbítrio.
Se eu quiser explicar mais, vai confundir.
Entendendo isso, vamos ao terceiro ponto de nossa reflexão que é justamente a teologia e sua importância em todos os segmentos da sociedade e da civilização humana, sem a qual, a gente não vai entender os conflitos ideológicos, políticos e políticos religiosos. Ou seja, o "dar a César o que é de César" (política democrática) e "a Deus o que é de Deus " (política religiosa), que na verdade, devem caminhar juntas, ainda que separadas, se assim podemos dizer. Eu penso que O BEM COMUM E A LIBERDADE são bandeiras iguais, tanto da Democracia, quanto da Teologia, pelo menos, É O DEVER SER. Ou estou errado?...
Partindo desse princípio, sem delongas e apenas citando uma frase do Pai Nosso: "Assim na Terra como no Céu", eu encerro minha reflexão, exortando todos que quiserem (livre arbítrio) a pensar, refletir e discernir sobre o tema proposto e os conflitos que eles vêm criando, para que possamos vivenciar o ideal de todos, que é exatamente a LIBERTAÇÃO DA HUMANIDADE DA ESCRAVIDÃO EM QUE JAZ.
Que Deus nos abençoe!
Comentários
Postar um comentário