Reflexão: Brincar e "brincar": duas faces da moeda
É óbvio que brincar é necessário. Eu mesmo sou um moleque quando posso e vivo brincando, fazendo piada e rindo do dia a dia.
A brincadeira é sadia, o sorriso nos gera bom humor e nos tempera até para enfrentar as coisas mais sérias e difíceis que enfrentamos.
A psicologia cognitiva, nos ensina, porém, que devemos manter um equilíbrio e uma constância de humor que não nos leve ao entusiasmo e ao fundo do poço exacerbados (ansiedade e depressão).
Ansiedade e depressão.
Pois bem, entramos numa seara que vem sendo o mal psíquico do milênio. Até as crianças já estão nascendo com efeitos colaterais de uma gestação química, nociva e associada ao frenesi de seus ascendentes. Óbvio que isso sempre existiu, porém agora, com a tecnologia e a informação, diagnosticada com mais facilidade.
Mas a grande verdade é que o desequilíbrio psíquico, nos últimos tempos tem sido muito maior do que em outrora.
Nem vou citar exemplos, para que não nos alimente negativamente. Prefiro ser equilibrado em minha exortação e continuar meu raciocínio sobre o como estamos fazendo nossa "gestão" e/ou "auto gestação" nesse "útero" imenso que é o Planeta Terra.
Brincar é preciso... Mas, brincar com coisa séria é irresponsabilidade. Costumamos dizer para às crianças: "Não brinque com isso meu filho, você vai acabar se machucando!"
Pois é, essa frase, em letras garrafais, devemos dizer a nós mesmos: CUIDADO, REISINALDO NÃO BRINQUE COM ISSO, PORQUE VOCÊ VAI SOFRER AS CONSEQUÊNCIAS."
Com isso, chegamos ao ponto de reflexão que eu gostaria de partilhar com todos...
A Vida (com v maiúsculo) não é brincadeira!
A Vida (com v maiúsculo) é algo precioso que não tem valor, pois o seu valor é impagável. Pagar é colocar preço, contrapartida. E a Vida (com v maiúsculo), não tem preço porque Sua contrapartida é o AMOR de Deus por todos nós.
O Amor não se compra nem se compara o Amor É infinito e Perfeito! O Amor É, assim como o Criador É. Eu Sou! Esse é o nome do Criador. Esse é o nome de Deus 🙏🙌. IHVW em hebraico ou Yahweh como traduzimos popularmente para o Português.
Portanto, é bom que saibamos olhar às duas conotações do significado de brincar e sabermos discernir quando estamos num estágio e quando estamos noutro.
E isso não tem nada a ver com ser politicamente correto.
Há quem me critica dizendo que eu não saio do sério. E não saio mesmo. Pois ser sério é pelo menos, reconhecer Deus em tudo, até quando e sobretudo, quando pecamos contra Ele, com uma brincadeira inconveniente.
O primeiro a ser exortado com essa reflexão de manhã de sábado sou eu mesmo...
Pessamos à Deus que nos abençoe, nos dê Sabedoria e Discernimento; Equilíbrio e Mansidão para compreender e entender que a Vida é uma só em três estágios: útero - terra - eternidade, assim como o Pai e o Filho e o Espírito Santo, São um só Deus.
Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo!!!

Comentários
Postar um comentário