Quem pode se eleger vereador?
São José tem 17 mil eleitores e geralmente, 23% não comparecem às urnas, anulam o voto e votam em branco.
A grosso modo, podemos dizer que mais ou menos, 13.500 votos serão aproveitados para vereador. Esse número, dividido por 9 cadeiras daria um primeiro quociente de 1.500 votos na legenda cheia e, 1.200 votos, na legenda alternativa.
Se todos os partidos atingirem 1.200 votos e o mais votado, somar 300 votos, cada um dos partidos já elegerá todos os 9 vereadores.
Ocorre que, dos 9 partidos, apenas 6, deverão conseguir legenda cheia e alternativa, com certeza. Ou seja, cada um desses seis partidos já garante 1, ficando restando apenas três outras vagas, para serem preenchidas.
Pelo contingente de candidatos, somente três outros partidos conseguirão votos com sobras para fazer dois vereadores e outros dois batendo na porta.
De forma que, na minha modesta experiência, nenhum partido fará 3 eleitos e, apenas 3 deles poderão fazer 2.
Por questões óbvias, não vou me atrever a dizer quais são os partidos que farão ou deixarão de fazer.
O critério para essas eleições é diferente das anteriores e às lideranças e candidatos precisam estar cientes.
Os candidatos têm que que estar preparados para esse cenário que eu estou desenvolvendo.
Por outro lado, os partidos que com os 10 candidatos não suplantar 1.200, com o primeiro colocado, fazendo pelo menos 300 votos, pode tirar o cavalo da chuva.
Dificilmente teremos um eleito com menos de 300 votos, a não ser que o mais votado superei 750, mais um voto. O que é pouco provável, tamanha a pulverização de votos, que essa eleição terá.
Não entendeu, leia, releia, converse entre seus amigos e companheiros de partidos, que você vai entender.
Reisinaldo Esteves * Formado em Política e Estratégia pela Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra do Ministério da Defesa

Comentários
Postar um comentário