Como devemos tratar a coisa pública?...
Há quem sequer tem noção do que é e qual finalidade tem, o patrimônio público e seus respectivos servidores. Inclusive estes...
A "coisa pública", tem origem etimológica na expressão em latim "rés publicum" que significa, aquilo que é de todos. Ou seja o que é de interesse, pertence e deve servir a todos.
Esse significado fundamenta-se no Princípio do Interesse Público, se partirmos da "Lei de César" e do "Amor Comum" se visualizarmos a partir das "Lei de Deus".
Quando Jesus, sabiamente usou essa analogia, Ele foi tão verdadeiro que avançou além da Lei do Amor e adentrou às leis da Humanidade.
Na verdade, Ele não desprezou as leis humanitárias, mas as respeitou, a ponto de cumpri-las e deixar esse exemplo para que cumprissemos também.
Servidores, servidos e todos que se submetem às leis, sejam elas de Deus ou às de César, devem ser probos.
O homem egoísta se equipara ao maligno decaído, que se fez egoísta e se rebelou. Mas o Humano se equipara ao Bom Samaritano, não sendo desumano e cumprindo o Mandamento Divino e os ensinamentos de Jesus Cristo.
Quem tem noção desse pequeno estudo e reflexão, entenderá o porquê do cuidado que temos que ter com tudo e com todos.
E olha que Jesus foi contundente em tudo que falou, a ponto de não condenar ninguém, mas deixar claro que quem se condena, somos nós mesmos.
Reflitamos irmãos...
Que a Luz do Espírito Santo nos dê Sabedoria e discernimento diante das situações mais absurdas aos nossos olhos, mas que diante dos olhos de Deus, são tratadas com Misericórdia e Amor. Isso é tudo que precisamos. Que Deus nos abençoe!!!

Comentários
Postar um comentário