Como devemos tratar a coisa pública?...


Há quem sequer tem noção do que é e qual finalidade tem, o patrimônio público e seus respectivos servidores. Inclusive estes...

A "coisa pública", tem origem etimológica na expressão em latim "rés publicum" que significa, aquilo que é de todos. Ou seja o que é de interesse, pertence e deve servir a todos. 

Esse significado fundamenta-se no Princípio do Interesse Público, se partirmos da "Lei de César" e do "Amor Comum" se visualizarmos a partir das "Lei de Deus".

Quando Jesus, sabiamente usou essa analogia, Ele foi tão verdadeiro que avançou além da Lei do Amor e adentrou às leis da Humanidade.

Na verdade, Ele não desprezou as leis humanitárias, mas as respeitou, a ponto de cumpri-las e deixar esse exemplo para que cumprissemos também.

Servidores, servidos e todos que se submetem às leis, sejam elas de Deus ou às de César, devem ser probos.

O homem egoísta se equipara ao maligno decaído, que se fez egoísta e se rebelou. Mas o Humano se equipara ao Bom Samaritano, não sendo desumano e cumprindo o Mandamento Divino e os ensinamentos de Jesus Cristo.

Quem tem noção desse pequeno estudo e reflexão, entenderá o porquê do cuidado que temos que ter com tudo e com todos.

E olha que Jesus foi contundente em tudo que falou, a ponto de não condenar ninguém, mas deixar claro que quem se condena, somos nós mesmos. 

Reflitamos irmãos...

Que a Luz do Espírito Santo nos dê Sabedoria e discernimento diante das situações mais absurdas aos nossos olhos, mas que diante dos olhos de Deus, são tratadas com Misericórdia e Amor. Isso é tudo que precisamos. Que Deus nos abençoe!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

São José perde mais um jovem avicultor. Morreu Júlio Pires

Professora Zilma Andriolo Machado celebra sua páscoa

Advocacia por Assinatura e 24 horas por dia