Cultura da ilusão e da mentira predomina

Tenho observado o comportamento social e cheguei a conclusão de que o fantástico, à mentira e o ilusório tem norteado a conduta de 90% das pessoas no mundo.

Se não, em todas às condutas, com certeza, na maioria delas.

As pessoas preferem à ilusão dos fatos aos verdadeiros significados de determinadas situações, que apesar de dolorosas num primeiro momento, venham justificar o seu crescimento de caráter e de caminhada cotidiana.

É como que, entrar pelos fundos e esconder-se, do que enfrentar às luzes da porta principal e ser submetido às vaias e ao crivo do julgamento natural.

Em outras palavras, buscar caminhos fáceis e fugir da realidade que nos leva ao fogo que experimenta o ouro e a prata.

Eu sou assim e quase todos nós o somos...

Acontece, que os caminhos mais simples, também podem nos levar a lugares obscuros, talvez piores do que pelo fogo que devemos enfrentar. É a cultura do fácil, cômodo, menos amargo e menos dolor.

Até acredito que às facilidades devem amenizar nossas lutas, porém, não podem elas, se tornar fuga dos obstáculos que precisamos superar.

O remédio, por exemplo, é mero alívio às nossas dores, mas a cura se dá não através deles, mas, a partir das resistência que ele nos oferece, para que nosso organismo dê resposta positiva às nossas superações.

A figura do Simão Cirineu ao ajudar, ainda que de forma simbólica, o carregamento da Cruz de Cristo, nos ensina que, sozinhos não podemos concluir nossos trajetos, mas, devemos permitir que os outros também nos ajude, ainda que, com simples gestos, à caminhar no nosso cotidiano.

Por outro lado, também, não devemos impor fardos aos outros, e fugir de nossas atribuições de protagonistas das nossas pendengas diárias, lavando às mãos e nos omitindo daquilo que a nós compete fazermos.

A cultura da ilusão e da mentira, nos levam na direção do cômodo e do conveniente e, o preço que pagamos ou poderemos pagar poderá ser inflacionado além de nossas possibilidades.

Que possamos exercitar esse raciocínio e nos conscientizar que a mentira e a ilusão não nos levará a lugar nenhum.

Não sejamos hipócritas com a gente mesmo. Que dirá, com àqueles que fazem parte do nosso dia a dia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

São José perde mais um jovem avicultor. Morreu Júlio Pires

Professora Zilma Andriolo Machado celebra sua páscoa

Advocacia por Assinatura e 24 horas por dia