Na Liturgia Solene de assunção do Bispo Joel Portela, na manhã deste sábado 9), na Catedral de Petrópolis, RJ, à frente da Diocese de Petrópolis, não se pode esquecer de três tópicos: irmandade, paz e unidade com o Papa Francisco.
O pastor mostrou aos confrades à sociedade civil e leigos católicos e até de outras denominações, uma intimidade muito grande para com às coisas do Pastor dos pastores da Igreja de Deus.
Que Deus abençoe o Bispo Joel e todos nós que formamos seu rebanho, doravante, em comunhão, paz e unidade nas adversidades.
Solenidade simples, sem delongas, mas riquíssima de características do Deus Pai e Filho e Espírito Santo e, principalmente, no hoje da história da cristificação.
Que Deus abençoe nossa Diocese e o mundo inteiro.
Agenda já confirmada:
10/03 - Santuário N. S. do Amor Divino;
19/03 - Festa São José do Vale do Rio Preto;
O Editor
A celebração de posse do novo pastor da Igreja Doméstica de Petrópolis e dos Municípios que compõe a Diocese, deixou bem transparente a humildade, a serenidade e à unidade de Bispo Joel, com o Papa Francisco e principalmente com Jesus Cristo.
Em tempos de conflitos públicos de opiniões digitais da Igreja no Brasil, Dom Joel demonstrou desafio à exaltação pessoal deste ou daquele religioso e equilíbrio de debate, em unidade hierárquica, inclusive incluindo os leigos (como não poderia deixar de ser) e, conclamando a todos à oração constante, tal como nos exorta Francisco ao nos pedir para orarmos, para que saibamos orar mais. Oxalá seu episcopado seja fecundo em nossa Diocese.
Histórico do Bispo de Petrópolis:
Dom Joel nasceu no Rio de Janeiro, RJ, em 02 de outubro de 1954. Estudou Filosofia no Instituto Aloisiano da Companhia de Jesus e Teologia na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), onde fez o Doutorado em Teologia. Cursou ainda a faculdade de Direito na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Foi ordenado presbítero em 12 de outubro de 1982 no Rio de Janeiro. Em 07 de dezembro de 2016 fio designado como bispo auxiliar da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, pelo Papa Francisco, tendo recebido a ordenação episcopal no dia 28 de janeiro de 2017 na Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro. Desempenha desde então o serviço de Bispo Auxiliar da referida arquidiocese.C
Como padre, Dom Joel desempenou as funções de: Pároco nas Paróquias Jesus Ressuscitado e Nossa Senhora da Vitória (1982 – 1991); Pároco na Paróquia Nossa Senhora da Vitória (1991 – 2014); Vigário Forâneo, Membro do Conselho Presbiteral e do Colégio de Consultores, Coordenador de Pastoral e Vigário Geral. Foi membro do INP – Instituto Nacional de Pastoral (2008 – 2012); Membro da equipe de reflexão teológico-pastoral do CELAM (2014 – 2016); Membro do Cabido Metropolitano e nomeado Capelão de Sua Santidade, pelo Santo Padre Bento XVI. É ainda membro da Academia Luso-Brasileira de Letras. (2014 – 2016); Pároco da Catedral de S. Sebastião do Rio de Janeiro. (2016 – 2016); Foi professor no Instituto Superior de Teologia da Arquidiocese do Rio de Janeiro e da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e membro da Comissão Organizadora de elaboração das Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil da CNBB. Durante a 57ª Assembleia Geral da CNBB, realizada em maio de 2019 em Aparecida (SP), Dom Joel Portella foi eleito Secretário Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.
Fonte: Regional Leste I CNBB
Comentários
Postar um comentário