O que comemorar no aniversário do Rio?

Hoje é aniversário de uma das cidades mais queridas no mundo inteiro: São Sebastião do Rio de Janeiro. Porém, nós brasileiros e sobretudo, cariocas e fluminenses não temos muito o que comemorar.

Crise econômica, crise fiscal, violência, políticos frágeis, política corrupta, sequência de governadores envolvidos em escândalos, milícias, forasteiros fazendo da cidade de curral eleitoral para sua família inteira e, tentando transformar o povo do país inteiro em vida de gado, religiosos católicos e protestantes se unindo, querendo à volta da união da Igreja e do Estado e, por aí vai.

O que comemorar?... Um governo do Estado iníquo?... Uma Alerj com atribuições de Câmara de Vereadores?... Uma Câmara de Vereadores que só ocupa páginas do Diário Oficial Municipal? Munições chamadas de perdidas, mas achando e ceifando vidas?... Comunidades desassistidas e dominadas pelo Poder Paralelo que trata seus cidadãos com mais dignidade do que à polícia?...

Penso que a cidade do Rio de Janeiro, Capital do Estado com o mesmo nome, ao invés de comemorar quase 500 anos, que na verdade, somado à Capitania já ultrapassa, tem que ser repensada.

Sem atirar pedras em quem quer que seja, mas precisa ser repensada, a partir do tema da Campanha da Fraternidade deste ano, que tem como lema, AMIZADE SOCIAL e fundamentação divina o versículo bíblico "TODOS VÓS sois irmãos" (grifo nosso). 

Não adianta entrar nas comunidades com blindados e um arsenal, em nome de poucos abastados e fuzilar e sendo fuzilados inocentes de ambos os lados.

Ninguém nasce mal... Todos nascemos, ainda que, com a mancha do pecado universal e original, bons. Precisamos sim, erguer a bandeira branca e recomeçar a pensar o Rio de Janeiro.

Concorda comigo Malafaia?... Concorda comigo, Senhor Arcebispo Metropolitano?...

Reflitamos!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

São José perde mais um jovem avicultor. Morreu Júlio Pires

Professora Zilma Andriolo Machado celebra sua páscoa

Advocacia por Assinatura e 24 horas por dia