Centro Histórico de Niterói continua abandonado
O Centro Histórico de Niterói continua abandonado pelas autoridades públicas. Em que pese a gente ter alertado aqui para esse fato, ineficaz tem sido nossas articulações.
Viajei por trinta dias e quando retornei é que vi o auge da imundície que o Centro Histórico se encontra: um fedô de urina, fezes humanas e morrinha de cachorro envolve praticamente todas às ruas do local.
Talvez, quem frequenta todos os dias, já deve ter acostumado com o mal cheiro e não percebe. Até porque, o cheiro que exala dos comércios em geral, sobretudo, de lanchonetes e restaurantes, ajuda a disfarçar a catinga. Mas, no sábado, domingos e feriados a imundície exala seu odor.
Uma senhora com quem conversei me disse que eles passam com o carro pipa todos os dias pela Amaral Peixoto, mas, se isso acontece, a higienização está sendo feita a "meia bomba" e o detergente deve ser daqueles dissolvidos em 10 vezes mais água do que o indicado.
Nem mesmo os arredores da Catedral de São João Batista e da Prefeitura e do Fórum são respeitados.
No domingo último (01), percorri em caminhada às principais vias e somente na orla da Baía de Guanabara e na via de entrada e saída para Icaraí e Santa Rosa, a situação é amenizada.
No novo Mercado Municipal, a situação melhorou. Em compensação, duas ruas do quarteirão seguinte está enfestada de necessitados sociais e o problema só mudou de endereço.
Onde está o projeto de revitalização do Centro Histórico, que não deve prever só mudança física, mas também, Ação Social e humanitária?...
Niterói é minha paixão, mas, se nós que somos cidadãos não espernear, a cidade vai virar tapete da Capital do Estado, e o lixo será jogado em baixo.
Outra coisa: a especulação imobiliária está invadindo a região da orla da Baía de Guanabara e está acabando com um dos espaços mais aprazíveis do local. Eu estou de olho vivo.
Com à palavra, o senhor prefeito e os nobres edis do Legislativo.
Comentários
Postar um comentário