O relativismo toma conta das pessoas
É assim nas famílias; é assim nas comunidades; é assim no trabalho; é assim na Igreja, é assim na política; é assim no Brasil, enfim, é assim no Mundo.
O que é o relativismo, sob os prismas literal, filosófico e ético?
1. LITERAL, qualidade do que é relativo.
2. FILOSOFIA, ponto de vista epistemológico (adotado pela sofística, pelo ceticismo, pragmatismo etc.) que afirma a relatividade do conhecimento humano e a incognoscibilidade do absoluto e da verdade, em razão de fatores aleatórios e/ou subjetivos (tais como interesses, contextos históricos etc.) inerentes ao processo cognitivo.
3. ÉTICA, doutrina segundo a qual os valores morais não apresentam validade universal e absoluta, diversificando-se ao sabor de circunstâncias históricas, políticas e culturais. (Fonte Google Search).
Trocando em miúdos seria dar sentidos diversos e fúteis a determinados valores e até ao conhecimento científico e até transcedental.
Ou seja, entender segundo à conveniência individual.
Pois bem, esse relativismo invadiu a sociedade como que, uma praga invade um cultivo de um alerícola, uma planta, uma flor, uma árvore, enfim, uma "erva" que sufoca um vegetal, mas, no caso em que estamos articulando, invadindo os valores e desvalores humanos, com o fim de confundir e criar contendas na humanidade.
Não podemos confundir, jamais, relativismo com diversidade de dons, pensamentos, conhecimentos e de estudos, mas, A IMPOSIÇÃO SUBJETIVA E INDIVIDUALISTA de entendimentos pessoais. Ou seja, vale o que supõe a minha vã filosofia, e/ou, não é verdade a teoria do "tudo que sei é que nada sei".
O relativismo nega a história, nega o conhecimento (ciência) e, dá lugar ao pessoal, subjetivo e à conveniência temporal.
Precisamos debater isso e não nos furtar de falarmos sobre esse assunto neo fundamentalista, que vem deturpando o verdadeiro significado das coisas materiais, abstratas e até científica. Nem falo mais aqui, das transcedentais, mas prefiro ficar apenas no campo evolutivo científico tão somente.
Científico aqui, no sentido estrito da palavra.
Se adentrarmos ao transcedental aí é que às coisas pioram ainda mais.
De sorte que, nossa reflexão é uma exortação de tamanha importância no hoje da história da humanidade.
Se não tivermos coragem de debater esse assunto, à humanidade estará cada vez mais fadada ao desumano.

Comentários
Postar um comentário