Psicólogo: uma necessidade nos dias atuais

Se você acha que psicólogo é coisa de maluco, como muitos pensam, está enganado.

Assim como o médico, o dentista, o advogado e outras profissões primárias, a psicologia é hoje mais do que necessária. 

Eu mesmo frequento um consultório de psicologia e não me arrependo por isso.

É óbvio que a psicologia está associada a outras práticas, como à religião, à psiquiatria, neurologia e até mesmo outras ciências afins.

O mundo está passando por uma mudança muito rápida, repentina, violenta e frenética. Quem vivenciou o fim do século passado e adentrou o Século XXI, pode testemunhar o que eu estou dizendo. Se por um lado convivemos com a "nata" das coisas boas e prazerosas, por outro, também estamos suportando a "diarréia" de seus efeitos, se assim podemos comparar.

E a geração pós transição, ou seja, àqueles que nasceram após a explosão científica e tecnológica estão muito mais vulneráveis do que os mais amadurecidos. Pior até, pois, os mais amadurecidos não estão sabendo conviver e transmitir aos jovens, como enfrentar todo esse frenesi.

Aliás, os próprios psicólogos, especialistas ou não, são vítimas também de toda essa mutação. O que os diferenciam é exatamente a preparação científica e o chamado (vocação), para lidar com os seus pacientes.

Outros profissionais, dotados de determinadas atribuições similares, também auxiliam e/ou pelo menos, preparam às pessoas para buscarem à ajuda profissional.

Advogados, médicos, jornalistas, assistentes sociais, professores, dentistas, padres, pastores e etc, que também já faziam esse "meio campo", devem continuar contribuindo nesse sentido.

Em trinta anos de trabalho e experiência, esse é o conselho e orientação que eu dou, aos que se deparam com conflitos desse tipo e, que adentram meu consultório, inclusive para resolver problemas de relação de família, finanças, conflitos e violência social.

Aliás, os advogados têm por obrigação, ao verificar paralelamente às suas funções, a existência de patologia emocional, orientar seus clientes à buscar ajuda psicológica e até psiquiátrica se for o caso.

Aquele que pensa que é solução para tudo e auto suficiente, nos dias hoje, está fadado a sucumbir. Precisamos ter essa consciência.

E por falar nisso, deixa eu iniciar a labuta desta quarta feira, pois logo mais às 16h tenho sessão psicológica.

Bom dia irmãos!

Se puderem, compartilhem esse post e sugiram nosso blog, se acharem seus conteúdos interessantes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

São José perde mais um jovem avicultor. Morreu Júlio Pires

Professora Zilma Andriolo Machado celebra sua páscoa

Advocacia por Assinatura e 24 horas por dia