Domingo da Alegria!
O terceiro domingo de preparação para o Natal, assim como o quarto domingo de preparação para o Tríduo Pascal (Paixão - Morte - Ressurreição), são dedicados pela liturgia cristã, como o domingo da Alegria.
Mas, poderiam nos perguntar: por que três domingos de preparação, com reflexão árdua no Natal e apenas um dedicado à Alegria e/ou ainda, na Páscoa quatro árduos e apenas um dedicado à Alegria?...
Amados irmãos, a porta do inferno é larga. Ao passo que a Porta do Céu é estreita.
Jesus nos reabriu a "portinhola" do Céu em meio à porteira que se abriu para às trevas. Mas, assim como o Santo Sacrifício de Cristo foi às duras penas para o Deus homem, assim também, às duras penas, mesmo com a Graça Santificante e Atual de Deus, será e é a nossa porta.
Jesus não nos prometeu nenhuma moleza ao decidirmos segui-los. Muito pelo contrário, Ele nos garantiu o Troféu do Triunfo Eterno, mas, nos alertou dos obstáculos pelos quais deveríamos enfrentar.
O Triunfo Eterno virá; a restauração de nossas vidas virá de forma definitiva. Mas, às custas da Sua Graça (que já temos), mas, também de nosso esforço pessoal em favor dos que nos cercam (o próximo), e concomitante com o nosso esforço por nós mesmos.
Se formos egoístas e pensarmos só em nós, pobres de nós.
Assim, a figura isolada da Alegria em meio à ensinamentos de lutas nos dois maiores mistérios da Amizade e do Amor de Deus por nós (Natal e Páscoa), significa que: "no mundo teremos aflições", mas Ele venceu o Mundo e, nós, com esperança e perseverança, também haveremos de vencer, desde que (bem explicado), levemos ou lutemos para levar conosco, os maltrapilhos, preferidos de Jesus.
Que possamos compreender de forma popular e simples o que Deus espera de todos nós, nesse terceiro domingo, que antecede o Natal e, celebremos-o de forma diferente, doravante. Nosso presente ao Menino Deus é a Fraternidade com todos os Seus. Esse é o talento mais importante, confiado por Deus a todos nós 🙏
Louvado seja nosso senhor Jesus Cristo!
Comentários
Postar um comentário