Cristãos mornos pensando que estão fervendo...
O tempo do Natal de Jesus é propício para examinarmos nossa consciência, comparar com a onipotência dos ensinamentos de Cristo e de seus sucessores, que com a vida testemunharam a Boa Nova (Evangelho) e, refletirmos como tem sido nosso comportamento nos dias atuais.
Somos fiéis vivos ou "fiéis defuntos" ambulantes?... Somos permissivos ou verdadeiramente compromissados com o que agrada e é suave aos olhos do Senhor?... Vivemos aqui na terra como no céu, ou enganamos a nós mesmos e à nossa consciência?... Nosso Pai é nosso ou segundo a minha vontade?... Desejamos o Pão de cada dia ou somos ambiciosos a ponto de querer além do que necessitamos, sem partilhar o que nos sobra?... Perdoamos como imploramos o perdão ou somos segundo a Lei de Talião?... Semeamos Amor ou ódio?... Enfim...
Como tem sido nossa vida de Fé, abastecida pela oração e intimidade com Deus e com os que estão ao nosso redor e/ou indiferentes àqueles que necessitam e que desejam nosso bem?...
Olhemos o mundo inteiro e, com a certeza de que Jesus está no meio de nós e, não acima, muito pelo contrário, como Ele mesmo disse, nos pequeninos da sarjeta, nos presidiários, nos enfermos, nos famintos e sedentos, nas viúvas e nos órfãos, será que ao assistir tudo isso Ele está feliz comigo, com você, e, com todos que se acham fiéis ao Seu Amor???
Em resumo, estamos mornos ou quente?... Sim, porque os frios e gelados são os desamparados de tudo. Por isso que Ele fez referência aos quentes e frios e, deixou claro que os mornos serão vomitados...
Reflitamos sobre nossa vida, nossa história, nossas atitudes, nossos comportamentos, nossa permissividade e busquemos aparar e preparar às arestas das nossas vidas.
Como bem nos exortou o Padre Tiago Henrique, ao fechar o Ano Litúrgico de 2022, nada nos adiantará entrar num ano novo, quer seja Litúrgico ou Civil de 2023, com roupas sujas e cabeça e coração enlameados. Tudo permanecerá igual ou pior do que o que vivenciamos até aqui.
Que o Espírito Santo, assistido pelos Santos Anjos e Arcanjos possam nos ajudar a viver o hoje melhor do que ontem; o amanhã melhor do que o hoje e, assim por diante.
Louvado seja nosso senhor Jesus Cristo!
Por Reisinaldo Esteves
Comentários
Postar um comentário